Castelo

Ponte Cervejeira

A primeira escola especializada em ensino cervejeiro do Vale do Paraíba.

 

Estamos prontos para construir a ponte entre você e o conhecimento cervejeiro e formar um profissional que constrói a ponte entre o consumidor e a cerveja.

  • Whatsapp
  • Instagram
Vôo da cerveja

Nossa História

A história da Ponte Cervejeira começou em 2007, quando em um final de semana como outro qualquer Zé Marcio, então gerente em um bar cervejeiro na cidade de Campos do Jordão/SP, atendeu um cliente chamado Alexandre Bleed, apresentando a ele sua primeira cerveja "diferenciada". Aquela cerveja mudou totalmente a vida de Alexandre Bleed, que à partir de então passou a buscar novas cervejas e novas experiências cervejeiras.

 

No ano de 2010 Zé Marcio teve a honra de participar (como aluno) da primeira turma de Sommelier de Cervejas formada no Brasil, ministrada em São Paulo/SP pela Mestra Cilene Saorin em parceria com a Doemens Academy (instituição criadora do curso de sommelieria cervejeira na Alemanha em 2004), turma esta que tinha o intuito de formar docentes que posteriormente levariam aquele conhecimento cervejeiro para outras localidades.

 

Já em 2011 Alexandre Bleed decide fazer o curso de Sommelier de Cervejas na primeira turma do Brasil a acontecer fora da cidade de São Paulo, mais especificamente em São José dos Campos/SP e, coincidentemente (ou não), o professor do curso era exatamente Zé Marcio, que alguns anos antes havia apresentado a ele o mundo das cervejas artesanais. Grata surpresa que deixou o curso ainda mais legal e novamente aproximou esses dois cervejeiros. Após a formatura da 1ª turma de sommeliers de cervejas de São José dos Campos/SP, Zé Marcio continuou formando alunos na cidade, enquanto Alexandre Bleed continuou estudando e explorando o mundo das cervejas apenas como consumidor. 

 

Tempos depois Zé Marcio foi promovido a coordenador do curso em questão e, precisando de um professor substituto para a sala de aula, acabou por convidar Alexandre Bleed para assumir o posto de professor. O convite foi aceito e a partir de 2017 o trabalho de capacitação profissional dos Sommeliers de Cerveja de São José dos Campos, iniciado em 2011, passa a ser feito por Alexandre Bleed, sob a coordenação de Zé Marcio.

 

Agora, em 2022, após formarem mais de 300 alunos sob chancela de uma instituição com cursos diversos, Alexandre Bleed (Doutor Breja) e Zé Marcio (O Quintal do Porco) se juntam para a criação da Ponte Cervejeira, uma escola que chega ao mercado com o objetivo de revolucionar o ensino cervejeiro na cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba e no Brasil.

 

Venha conosco construir essa Ponte Cervejeira!

NOSSOS CURSOS

Coleção de tampa de garrafa de cerveja
Cervejas loiras

Sommelier
de cervejas

Clique para mais informações

Sommelier
de cervejas 2.0

Clique para mais informações

NOSSOS COORDENADORES

Zé Marcio

Sommelier de Cervejas, Sommelier de Vinhos, Sommelier de Cachaças, fundador e administrador do Quintal do Porco embutidos e professor da área há mais de 10 anos.

  • Preto Ícone Instagram
62254147_10212247100046159_4614369694382555136_n.jpg

Alexandre Bleed

Sommelier de Cervejas, Master in Beer Styles and Evaluation, Juiz BJCP Certified, fundador e administrador do Doutor Breja, Sommelier de Vinhos e professor da área há mais de 5 anos.

  • Preto Ícone Instagram
P1090112.JPG
Adobe Stock_318431344

Dúvidas e maiores informações pelo WhatsApp: (12) 98295-8823

Perguntas frequentes:

1- Sou menor de idade, posso fazer os cursos da escola?
Não. A legislação nacional veda a venda e o serviço de bebidas alcoólicas para menores de dezoito (18) anos. Como para formar um bom sommelier de cervejas devemos apresentar aos alunos os estilos cervejeiros mais conhecidos do mercado, esse acaba não sendo um curso para menores de idade. 

2- Por que os cursos da Ponte Cervejeira são mais caros que o de outras instituições?
Nossos cursos não são mais caros que das demais instituições de ensino cervejeiro. Quando isso acontece a diferença quase sempre está ligada a carga horária. Como trabalhamos com cursos mais extensos que a maioria das escolas, obviamente que nosso valor final pode acabar ficando um pouco acima dos demais em alguns casos. 

3- Após a conclusão do curso eu recebo um certificado?
Todos os alunos com nota acima de 6,00 na média recebem certificado de conclusão ao final do curso.

4- Como a avaliação ocorre durante o curso?
Tudo depende do curso que você está aplicando. Mas normalmente durante o curso os alunos fazem 2 trabalhos e 2 provas. A média final é o somatório de todas as notas, mais a pontuação pelo desempenho do aluno em sala. Por exemplo, a cada serviço realizado durante o curso, o aluno está sendo avaliado e esse desempenho compõe a sua nota final. Ser aprovado não é nenhum bicho de sete cabeças, mas obviamente que o aluno precisa se dedicar para sair do curso certificado. Deixamos claro que somos formadores, não somos uma fábrica de certificados.

5- Em caso de reprovação nas provas e trabalhos, existe possibilidade de recuperação?
Cada caso será analisado individualmente, mas todos os alunos terão direito a fazer 1 recuperação sem custo em caso de necessidade. Caso isso não seja suficiente uma segunda recuperação poderá ser feita, mas com custo suplementar pelo aluno.

 6- Quantos alunos tem em cada turma?
Isso varia de turma para turma. De toda forma, vale mencionar que acreditamos que a capacitação profissional é mais apropriada quando há um maior contato entre alunos e professores. Por isso, não trabalhamos com turmas grandes e estabelecemos um limite máximo de 23 alunos por turma. Resumidamente, aqui os professores lhe conhecerão pelo nome.

7- A Ponte Cervejeira é a escola do Doutor Breja?
Não. Um dos fundadores e coordenadores da Ponte Cervejeira é Alexandre Bleed, do canal Doutor Breja. Mas a Ponte Cervejeira é uma escola independente, criada pela parceria entre Alexandre Bleed (Doutor Breja) e Zé Marcio (Quintal do Porco).

água

Ponte Cervejeira é água

Transparência e Valores claros. Acreditamos na ética e na honestidade no mercado cervejeiro e formamos profissionais com esses valores e que tenham condições reais de agregar a cena cervejeira.

Grãos de cevada

Ponte Cervejeira é malte

Conhecimento como Base. Acreditamos que somente com conteúdo e conhecimento podemos realmente causar mudanças positivas na sociedade e no mercado de cervejas.

lúpulo nathan_edited_edited.jpg

Ponte Cervejeira é lúpulo

O tempero que faltava. Oferecemos ao mercado o Curso de Formação de Sommelier de Cervejas mais completo e com a maior carga horaria do país,  pensado e estudado para formar profissionais que tenham aquele “que” a mais que o mercado está precisando.

Saccharomyces_edited.jpg

Ponte Cervejeira é levedura

As transformações estão só começando. Nosso objetivo é transformar bebedores em conhecedores, entusiastas em Sommelier, Sommeliers em Especialistas e assim causar uma real mudança na cena cervejeira local e nacional.

Venha conosco construir essa Ponte Cervejeira!