top of page

CERVEJAS PARA QUEM GOSTA DE CAFÉ

Se você é fã de café, saiba que existem 3 estilos de cerveja artesanal que vão conquistar o seu paladar. E o melhor: eles são bem diferentes entre si, mas todos trazem aquela pegada tostada e elegante que lembra café. Então, bora lá!!

dvddvsvs.png

Vamos começar falando do estilo mais antigo dos 03 estilos do vídeo de hoje... Schwarzbier! Eu sei que com esse tanto de consoante junto a gente já se assusta, mas calma que não é nome de cerveja em homenagem a tenista europeu...

 

"Schwarz" significa preto e "Bier" significa cerveja em alemão, então, como vocês já devem imaginar Schwarzier é a cerveja preta típica da Alemanha, especialidade regional das regiões da Turingia, Saxonia e Franconia.

 

E antes que você já venha com aquele preconceito furado de que toda cerveja preta é doce e encorpada, pode tirar seu cavalinho da chuva, porque isso aqui não é Malzbier não, galera... A Schwarzbier é uma lager leve, seca, de amargor médio-baixo e com notas de malte tostado e torrado deliciosas, que normalmente remetem a um café e chocolate amargo.

dude.png

A Scwarzbier que eu tomei escrevendo esse texto é uma colaborativa da cervejaria Dude Brewing de Caxias do Sul, com a clássica cervejaria Narcose. Essa cerveja tá deliciosa e fica totalmente indicada pra vocês, mas caso você não tenha acesso a ela, também indico pra vocês a Bamberg Schwarzbier e a Köztritzer Schwarz, que são duas belíssimas opções pra você conhecer bem o estilo.

​

O segundo estilo indicado é o Czech Dark Lager, que como o nome bem indica, é uma lager escura originária da República Tcheca.

Um pouco mais encorpadas que as Schwarzbiers, as Czech Dark Lagers apresentam um equilíbrio delicioso entre o tostado do malte e as notas herbais do famoso lúpulo tcheco saaz. Notas de castanhas tostadas, café e um leve caramelo ao fundo são notas típicas desse estilo, que ainda é bem famoso em terras tchecas.

 

Inclusive, se você tiver podendo com esse negócio de euro a 6 reais, a dica é você beber uma Czech Dark Lager fresquinha lá no famoso bar U-Fleku na cidade de Praga.

 

Mas se assim como eu você não tá podendo tanto assim e quer tomar uma excelente Czech Lager aqui mesmo em terras brasilis, minhas dicas são: Gard Tmave, uma verdadeira preciosidade da cidade de Campos do Jordão/SP, El Cazador da Dude Brewing lá de Caxias do Sul e a tcheca Czechvar Dark que de vez em quando aparece em mercado nacional.. e eu tô sempre na torcida pra aparecer de novo.

gardtm.png
9c5f.jpeg
guinness.png
belhaven.png

E pra finalizar, talvez o estilo que seja o mais famoso dos 03 citados aqui nesse texto, eu vou indicar pra vocês o estilo Dry stout.

 

Também conhecido como Irish Stout, exatamente por ser um estilo originário da na famosa ilha verde, a Irlanda, o estilo Dry Stout foi mundialmente popularizado pela famosíssima Guinness Stout, que obviamente é uma referência de estilo.

 

Notas evidentes de café expresso e chocolate amargo, é uma cerveja que como o próprio nome diz é bem seca, ou seja, não deixa dulçor no final do gole. É fácil de beber, é deliciosa e é um clássico pra literalmente se beber de pint, até porque normalmente tem um teor alcoolico mais baixo, normalmente em torno de 4 e 4,5 ABV.

 

Além da dica da Guinness, indico pra vocês também a Belhaven Black, a Brewdog Black Heart e as nacionais Trilha Pub e Greenhouse Trifolium Hepens, belíssimas dry stouts pra você conhecer bem o estilo.

​

Iae? Gostou das dicas? Então não esquece de mandar uma mensagem no @doutorbreja no Instagram ou no YouTube, onde você também encontra esse texto em versão vídeo. Saúde!

por:

ALEXANDRE BLEED

Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos, Juiz Certificado pelo BJCP, apresentador e co-fundador do canal Doutor Breja.

Criado por Doutor Breja® Todos os direitos reservados.

bottom of page